A União Indiana registou hoje o maior número de pessoas infetadas com o novo coronavírus ocorrido num só dia, numa altura em que o governo implementa medidas de relançamento do setor agrícola e algumas atividades industriais.
Nas últimas 24 horas foram registados 1.553 novos casos de contágio de covid-19, aumentando para 17.000 o balanço total de pessoas infetadas na União Indiana onde, de acordo com dados oficiais, morreram 543 devido à pandemia.
As primeiras medidas de confinamento foram decretadas no dia 24 de março, incluindo a paragem de atividades laborais, mas o êxodo de pessoas que abandonaram as cidades em direção às zonas rurais foi significativo.
A atuação das autoridades em relação aos migrantes foi criticada devido ao uso da força contra os grupos de milhares de pessoas que abandonavam as cidades.
Milhares de pessoas foram obrigadas a períodos de quarentena (14 dias) em escolas e edifícios públicos abandonados.
A partir de hoje algumas fábricas recomeçaram a laborar, sob medidas de distância sanitária, assim como foi permitido aos trabalhadores migrantes deslocarem-se para zonas industriais e agrícolas.
Enquanto as medidas de confinamento começam a ser levantadas permitindo o funcionamento de centrais a carvão, refinarias de petróleo e unidades agroindustriais muitos setores laborais continuam fechados a nível nacional.
O espaço aéreo mantém-se encerrado aos voos comerciais assim como se mantêm restrições nas viagens ferroviárias, rodoviárias e o comércio eletrónico está limitado à entrega de bens alimentares e outros bens essenciais.
As escolas, estádios desportivos e locais de culto religioso continuarão fechados até ao dia 03 de maio.