SAÚDE QUE SE VÊ

Governo da Madeira injeta 75 ME no Serviço de Saúde Regional

LUSA
12-11-2019 16:42h

O Conselho de Governo da Madeira decidiu autorizar uma nova injeção de capital no Serviço Regional de Saúde (Sesaram) no valor de 75 milhões de euros, segundo uma resolução hoje publicada no Jornal Oficial.

O vice-presidente do Governo Regional, Pedro Calado, explicou à Lusa que a operação financeira visa "garantir ao Sesaram o necessário reforço, tendo em vista o compromisso assumido de amortizar o empréstimo".

O governante referiu ainda que este tipo de amortizações "têm vindo a acontecer com regularidade, no sentido da redução da dívida".

O executivo argumenta na resolução que “é premente reforçar a solvabilidade desta entidade e, em concreto, garantir o pagamento do financiamento contratado, em novembro de 2004, com o banco ABN AMRO Bank N.V., London Branch, atual KOFIBA - Kommunalfinanzierungsbank GmbH, no montante de 75 milhões de euros, que tem data de maturidade em 29 de novembro de 2019", pode ler-se.

“O património líquido do Sesaram encontra-se negativo, pelo que, em conformidade com o parecer do respetivo Conselho Fiscal, se impõe promover a entrada de capital para cobertura de prejuízos", indica o documento.

O executivo considera que se trata de “um ato urgente e inadiável, que assume um verdadeiro caráter de interesse público".

MAIS NOTÍCIAS