A Câmara de Nelas vai disponibilizar cem camas no centro escolar para dar apoio residencial às entidades ou Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que prestam serviços na área social, devido à covid-19.
A autarquia garante, em comunicado, que o concelho está preparado para dar resposta às sete entidades ou IPSS, que têm cerca de 300 utentes internados, prestam apoio a mais 150 utentes de centro de dia e apoio domiciliário e empregam mais de 235 funcionários.
As instituições que fazem parte da Comissão Municipal de Proteção Civil de Nelas reuniram esta semana e analisaram "a necessidade da ativação de uma infraestrutura ou equipamento de âmbito municipal" que desse este apoio.
A autarquia lembra que o presidente da Câmara "havia já disponibilizado o Centro Escolar de Nelas para eventual estabelecimento de apoio residencial, com capacidade de cem camas".
O equipamento necessário já se encontra adquirido e em montagem, tendo algum dele sido "doado por entidades empresariais instaladas em Nelas e que, de imediato, se disponibilizaram para apoiar a melhoria das instalações e equipamentos".
Já foi efetuada "vistoria às instalações pelas diversas entidades, estando neste momento praticamente finalizados quer os trabalhos necessários, quer o parecer das entidades competentes", acrescenta.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 145 mil mortos e infetou mais de 2,1 milhões de pessoas em 193 países e territórios. Mais de 465 mil doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 629 pessoas das 18.841 registadas como infetadas.