Em 2019, Portugal era o país da Europa com mais população envelhecida. Para cada 100 jovens havia 153 seniores. Uma parte destes idosos vive em lares, mas outros ainda estão nas suas casas, sozinhos, sem família a quem recorrer.
Numa altura em que o país está em isolamento, a Associação Coração Amarelo adaptou o seu trabalho no apoio a estas pessoas e no combate à solidão. As visitas não podem ser presenciais, e por isso recorrem ao telefone, chegando às 600 chamadas por semana, como nos diz Sandra Mourinha, presidente da Delegação de Lisboa da associação.
Sandra Mourinha destaca o trabalho que tem sido feito em Lisboa pelas Juntas de Freguesia da capital, que levam refeições e bens aos idosos bem como o dos voluntários, ainda que muitas vezes são eles quem agora está em solidão isolados da família.
Em Portugal já morreram 629 pessoas devido à Covid-19, 544 tinham mais de 70 anos. Ainda assim, a pandemia interferiu na vida de todos, mais novos ou mais velhos, colocando o país em estado de emergência.