SAÚDE QUE SE VÊ

Verdes querem nova maternidade de Coimbra no hospital dos Covões

LUSA
11-11-2019 12:36h

O partido ‘Os Verdes’ entregou no Parlamento um Projeto de Resolução recomendando ao Governo a instalação da nova maternidade de Coimbra no Hospital dos Covões, que deverá ser reforçado com meios e valências, foi hoje anunciado.

Os ecologistas pedem ao Governo que "realize estudos e inicie a breve prazo o processo de implementação da nova maternidade de Coimbra, no espaço do Hospital Geral (Covões)", recomendando que o investimento seja feito sem o recurso a Parcerias Público-Privadas (PPP).

Os Verdes querem que os Covões sejam adaptados "para corresponder às necessidades da nova maternidade de Coimbra, desde logo reabrindo as urgências em horário noturno".

Por outro lado, recomendam que o Governo "assegure a qualidade do serviço nas [atuais] maternidades Bissaya Barreto e Daniel de Matos", dotando-as com os recursos humanos e equipamentos adequados e que "garanta obras de manutenção das respetivas instalações" até à construção da nova maternidade.

"Estas duas maternidades têm sido expostas ao desinvestimento e à deterioração das instalações, agravados pela concentração nos CHUC que desestruturou serviços, equipas e equipamentos", referem os deputados José Luís Ferreira e Mariana Silva.

Esta posição é semelhante à da Direção Regional de Coimbra (DORC) do PCP, que já rejeitou publicamente a anunciada instalação no polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (CHUC) da nova maternidade do concelho, que resulta da fusão das duas existentes, dando antes preferência ao Hospital dos Covões.

Também a Câmara Municipal de Coimbra, a Assembleia Municipal e a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra manifestaram a sua oposição à solução proposta ao Governo pelo presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), Fernando Regateiro.

A nova maternidade de Coimbra, que resulta da fusão das duas maternidades existentes no concelho, representa um investimento de 16 milhões de euros, segundo estimativas avançadas em abril de 2018.

"A escolha do polo dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC) teve em conta a segurança das grávidas. Em situações de emergência é importante a proximidade de um hospital central", revelou, na altura, o presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.

MAIS NOTÍCIAS