SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital de campanha de Ovar conta com 5 doentes internados

Canal S+ DFM
16-04-2020 12:28h

O hospital de campanha de Ovar, ou Anjo d’Ovar, criado para receber doentes com covid-19, entrou em funcionamento esta segunda-feira e segundo a direção do Hospital Francisco Zagalo, que coordena esta unidade de saúde temporária, conta com 5 pessoas internadas.

Em entrevista ao Canal S+, o Presidente do Conselho Diretivo do Hospital Francisco Zagalo faz o ponto da situação referindo que já foram recrutados 9 médicos. Quanto a enfermeiros e assistentes operacionais, estes serão chamados à medida que forem sendo necessários os seus serviços.

Montado na Arena Dolce Vita, com capacidade para 38 doentes, esta unidade provisória funciona como extensão ao Hospital Francisco Zagalo, que, por sua vez, tem disponíveis 21 camas para infetados pelo novo coronavírus que não exijam cuidados intensivos, como sublinha Luís Miguel Ferreira.

Para o presidente do Hospital de Ovar, esta unidade de saúde temporária “chegou no momento certo”, acrescentando ainda que “estes doentes estando aqui, no nosso hospital, ou no hospital de campanha vai permitir que não estejam noutros hospitais mais diferenciados”, querendo dizer que a pressão em hospitais como o de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, será assim aliviada permitindo a estas unidades de saúde lidarem de uma melhor forma com casos mais graves da doença.

A capacidade deste hospital de campanha pode alargar-se até às 64 camas, mas Luís Miguel Ferreira espera que essa opção não tenha de ser colocada em cima da mesa, salientando que “o ideal seria não virmos a necessitar de mais nada, agora, temos é que estar preparados e antecipar essas necessidades”.

A estrutura foi montada pela Câmara Municipal com o apoio de diversas entidades locais ligadas à Proteção Civil, o envolvimento inicial do Instituto Nacional de Emergência Médica e o apoio técnico do Agrupamento de Centros de Saúde do Baixo Vouga e da Administração Regional de Saúde do Centro.

MAIS NOTÍCIAS