SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Timor-Leste regista 10 novos casos (ATUALIZADA)

LUSA
16-04-2020 08:29h

As autoridades de saúde timorenses anunciaram hoje 10 novos casos da covid-19, o que eleva para 18 o número total de infetados no país desde o início do surto, um dos quais já recuperado.

A porta-voz do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC), Odete Viegas, explicou que os dados sobre os novos 10 casos registados serão divulgados no sábado.

“Temos 10 novos casos positivos. Um paciente está recuperado”, referiu.

À Lusa, Odete Viegas indicou que todos os 10 novos casos são do mesmo "cluster", um grupo de pessoas que entrou na fronteira terrestre a 01 de abril e que estava até hoje num hotel no centro de Díli.

“São todos do mesmo 'cluster' que estava no Hotel Katuas. São do mesmo grupo que viajou da fronteira”, explicou.

“Estes dados acabaram de nos ser confirmados e amanhã [sexta-feira] tencionamos dar mais informação”, referiu.

Timor-Leste registou o primeiro caso da covid-19 a 21 de março, um paciente estrangeiro que já teve alta médica.

Os outros 17 pertencem ao mesmo grupo que viajou da fronteira num autocarro alugado pelo CIGC diretamente para Díli. O motorista e ajudante desse autocarro já testaram negativo à doença.

A porta-voz informou ainda que o país tem ainda um total de quatro pessoas à espera de conhecer o resultado das análises, tendo 195 outras registado análises negativas.

“A boa notícia é que continuamos sem ter casos de transmissão local. Os profissionais de saúde estão a trabalhar ao máximo para responder a esta questão”, afirmou.

A porta-voz do CIGC adiantou que o grupo do qual fazem parte os infetados foi já transferido do hotel onde estavam no centro de Díli para um novo local, para cumprirem quarentena, com quartos individuais, na zona de Tasi Tolo, na saída ocidental da capital.

Odete Viegas disse ainda que atualmente continuam em quarentena cerca de 570 pessoas, com quase 1.340 outras a terem já concluído o período de 14 dias de quarentena.

MAIS NOTÍCIAS