A RTP Madeira inicia na segunda-feira as emissões do projeto de telescola dirigido aos alunos do ensino secundário, que prevê a transmissão de conteúdos de 20 disciplinas, em sessões de 30 minutos, anunciou hoje o Governo Regional.
As gravações deste projeto intitulado “Telensino: Estudar Com Autonomia” decorrem no Liceu Jaime Moniz, na cidade do Funchal, e envolvem 24 professores de diversas disciplinas, designadamente Português, Matemática, Geografia, Filosofia, Física, Química, Biologia, Economia e História.
Em comunicado, fonte da Presidência do Governo Regional da Madeira sublinha que este projeto “corresponde ao modelo definido para o ensino à distância, especificamente dirigido aos alunos do ensino secundário do arquipélago.
“O projeto inovador conta com a colaboração da RTP Madeira, que emitirá, a partir de segunda-feira, 20 de abril, quatro horas diárias – entre as 09:00 e as 13:00 – de conteúdos de 20 disciplinas, em sessões de 30 minutos”, explica o Governo Regional.
A nota refere, ainda, que o Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque, esteve hoje no Liceu Jaime Moniz para acompanhar as gravações.
“A disponibilidade dos nossos professores para com este projeto demonstra bem a sua qualidade e compromisso com a formação das novas gerações”, referiu Miguel Albuquerque, citado pelo comunicado.
Relativamente aos alunos do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, da rede pública e particular, o chefe de Governo ressalvou que estes serão incentivados a acompanhar os conteúdos pedagógicos disponibilizados pela RTP Memória, “de acordo com as indicações dos seus professores”, ao abrigo das medidas anunciadas a nível nacional”.
Na semana passada, o Governo português aprovou um decreto-lei com medidas excecionais na área da educação, mantendo suspensas as atividades letivas presenciais nas escolas para os ensinos básico e secundário.
Portugal regista hoje 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.