O centro de rastreio de Covid-19 no Marco de Canaveses, distrito do Porto, vai funcionar no estádio municipal e terá capacidade para 150 testes por dia, segundo informou hoje fonte autárquica.
O equipamento estará operacional a partir de terça-feira e destinar-se-á a "cidadãos suspeitos de infeção encaminhados pelo Serviço Nacional de Saúde".
O "covid-drive", como é designado aquele serviço, vai servir a população dos seis concelhos do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Baixo Tâmega (Marco de Canaveses, Baião, Amarante, Celorico de Basto, Cinfães e Resende).
Além dos testes no local, os técnicos laboratoriais vão dar formação a quatro equipas de enfermagem do Agrupamento de Centros de Saúde.
As equipas de enfermagem vão assegurar testes a doentes de risco, incluindo idosos dos lares, e respetivos cuidadores. Os relatórios serão enviados diretamente para as autoridades de saúde e para os pacientes, no prazo de três dias úteis, por telefone ou correio eletrónico", segundo informa a autarquia.
A nova resposta vai ser instalada com o apoio de funcionários da Câmara do Marco de Canaveses, que também garantirá apoio logístico, além da cedência do estádio municipal, uma tenda, outros equipamentos e equipas de segurança.
Citada num comunicado, a presidente Cristina Vieira assinala que se trata de "mais uma resposta de enorme importância, pois permite o rastreio a um grande número de pessoas de forma rápida e segura".
Além disso, assegura a edil do Marco de Canaveses, o centro de rastreio "assegura o reforço de testes aos utentes dos lares, que merecem especial preocupação".
Também referido no comunicado, o presidente do município vizinho de Baião, Paulo Pereira, assinalou a importância do equipamento, por dotar a região de capacidade para realizar testes com regularidade.
"Também para nós a prioridade é a realização de testes aos utentes e aos trabalhadores dos lares, porque estes são espaços onde se concentra um número grande de pessoas mais frágeis", refere.
O centro de rastreio funcionará de segunda a sexta-feira, das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 18:00. Ao sábado e domingo funcionará da 14:00 às 18:00.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Portugal regista 599 mortos associados à covid-19 em 18.091 casos confirmados de infeção, segundo o boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.
Relativamente ao dia anterior, há mais 32 mortos (+5,6%) e mais 643 casos de infeção (+3,7%).
Das pessoas infetadas, 1.200 estão hospitalizadas, das quais 208 em unidades de cuidados intensivos, e 383 foram dadas como curadas.
Portugal está em estado de emergência desde 19 de março, que deverá ser renovado esta semana por um novo período de 15 dias.