SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: As bebidas alcoólicas não protegem do vírus

CANAL S+ / SO
15-04-2020 14:11h

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta para os malefícios que o álcool provoca à saúde em geral, estando este muitas vezes na origem de comportamentos violentos, nomeadamente a violência doméstica.

Em período de quarentena, o consumo de álcool pode aumentar e potenciar situações de risco para quem tem uma saúde fragilizada, seja por comportamentos de risco, saúde mental/ adição ou violência. Neste sentido, a OMS alerta para o facto de as bebidas alcoólicas não protegerem da infeção do vírus e apela a todos os governos para reforçarem as medidas para limitar o seu consumo.

O álcool provoca três milhões de mortes por ano em todo o mundo, um terço ocorre na Europa, colocando o velho continente no topo de consumos. “Na Europa, consome-se excessivamente álcool, vitimando muitas pessoas. Durante a pandemia de Covid-19, devemos questionar-nos sobre os riscos que ocorrem as pessoas que estão em isolamento nas suas casas, sozinhas com uma substância que pode causar danos à sua saúde e provocar efeitos no seu comportamento perante os outros, nomeadamente a violência” afirma Carina Ferreira-Borges, responsável pelo Programa de álcool e drogas ilícitas da OMS/ Europa.

MAIS NOTÍCIAS