O Mercado de Angeiras, em Matosinhos, encerrado desde o início do mês por casos de covid-19, reabriu hoje depois de uma visita dos serviços municipais e da delegação de saúde local, indicou o vereador da Proteção Civil da câmara.
"Considerou-se que estão reunidas todas as condições para a reabertura. Este é um espaço importante para a comunidade por ter oferta de frescos e peixe, entre outros produtos. Mantêm-se as normas de segurança apertadas", referiu à agência Lusa o vereador da Proteção Civil de Matosinhos, José Pedro Rodrigues.
A visita ao Mercado de Angeiras, localizado na freguesia de Lavra, dos serviços municipais e da delegação de saúde de Matosinhos, distrito do Porto, decorreu esta manhã.
Uma das normas de segurança imposta devido à pandemia do novo coronavírus é a de que só podem aceder ao interior do mercado no máximo 10 clientes de cada vez, especificou o vereador.
O Mercado de Angeiras foi encerrado no dia 05 de abril, depois de dois trabalhadores de uma das operadoras terem testado positivo para a covid-19.
"A Câmara Municipal de Matosinhos, tendo sempre como objetivo a segurança da população, age no estrito cumprimento de todas as indicações das autoridades de saúde", lia-se numa publicação feita pela Câmara de Matosinhos na rede social Facebook.
Já no dia 08 de abril, a autarquia liderada pela socialista Luísa Salgueiro apontava estar a proceder à desinfeção e higienização do espaço comercial onde trabalhavam os infetados.
A autarquia também tornou público que os operadores e respetivos trabalhadores, bem como todos os colaboradores municipais afetos ao Mercado de Angeiras, foram contactados para, em caso de sentirem alguns dos sintomas identificados com a infeção pelo novo coronavírus, ligarem para a Linha Saúde 24 e permanecerem em casa a aguardar orientações.
A nível global, a pandemia de covid-19 já provocou quase 127 mil mortos e infetou mais de dois milhões de pessoas em 193 países e territórios.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.