O Estado norte-americano de Iowa passou esta semana a autorizar exames teóricos e de código da estrada em casa, para os que pretendem tirar a carta de condução evitarem deslocações durante a pandemia covid-19.
As pessoas que pretendem tirar a carta de condução em Iowa, nos Estados Unidos da América, podem realizar o exame teórico em casa, com a supervisão de um adulto que já tenha a carta e que tenha uma autorização ‘online’ do Departamento de Transportes.
A novidade é um alargamento do programa “Skip the Trip” (“Poupar a viagem”), implementado em Iowa no ano passado, que já permitia a realização de exames teóricos em locais autorizados.
A idade mínima para obter uma licença de aprendizagem em Iowa é de 14 anos, enquanto a carta de condução pode ser obtida a partir dos 16 anos.
Para proteger os condutores, alunos e inspetores da exposição ao novo coronavírus, os serviços oferecidos nos centros de atendimento ao motorista foram suspensos pelo menos até fim de abril.
As provas práticas de condução no Estado também estão suspensas até 01 de maio, mas os testes de conhecimentos podem ser feitos na Internet, em casa.
"Aprender a conduzir é um marco em muitos lares pelos quais pais e adolescentes geralmente passam juntos", disse hoje Melissa Spiegel, diretora da divisão de veículos motorizados de Iowa.
A responsável acrescentou que, desta forma, os jovens podem “experimentar a emoção de alcançar esse marco sem ter que esperar até que a emergência da covid-19 passe".
Os condutores que pretendem supervisionar exames de código devem preencher um formulário ‘online’ e receber uma autorização escrita do Departamento de Transportes por correio eletrónico, onde podem consultar regras e indicações para realizar a atividade.
Os examinados recebem, depois, os resultados por correio eletrónico. Se o aluno passar no teste, deve visitar um centro de serviço do Departamento de Transportes ou o escritório de um tesoureiro público para obter a licença de aprendizagem.
“Pedimos aos pais que levem a sério e, quando supervisionem o exame, se assegurem que os jovens não têm acesso a materiais que possam ajudá-los no teste e assegurem que estão numa sala adequada, sem distrações” disse Andrea Henry, do Departamento de Transportes de Iowa.
O Estado de Iowa regista 1.900 casos de infeção do coronavírus e 49 mortes, anunciou hoje a governadora, Kim Reynolds.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Os Estados Unidos são o país que regista o maior número de mortes, contabilizando 23.709 até hoje, e aquele que tem mais infetados, com 584 mil casos confirmados, segundo a Universidade Johns Hopkins.