O Centro Móvel de Rastreio à Covid-19 em Amares começa a funcionar quarta-feira na modalidade 'drive thru', junto ao Centro de Saúde, anunciou hoje em comunicado aquela autarquia do distrito de Braga.
Em comunicado enviado à Lusa, a autarquia esclarece que o centro funcionará às segundas-feiras das 15:00 às 19:00 e às quartas-feiras das 09:00 às 13.00.
Esta é uma iniciativa conjunta entre o Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) Gerês/Cabreira e os Municípios de Amares, Vila Verde, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Póvoa de Lanhoso.
Para o presidente da autarquia, Manuel Moreira, citado no documento, a nova valência "vem melhorar significativamente o diagnóstico da população, nomeadamente ao nível dos trabalhadores a exercer funções em lares".
"A criação deste Centro de Rastreio permitirá aos pacientes suspeitos de infeção e previamente referenciados pelo Serviço Nacional de Saúde, com prescrição médica e marcação prévia, realizar o exame e obter resultados, reduzindo de forma significativa, o tempo de espera e as necessidades de deslocação da população, segundo explicou também o ACES", lê-se.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos associados à covid-19, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril.