A Câmara e a Junta de Freguesia de Miranda do Corvo, no distrito de Coimbra, cancelaram as marchas populares de Santo António, previstas para 13 de junho, anunciaram hoje as duas autarquias.
O cancelamento dos tradicionais festejos na vila foi decidido “depois da auscultação” de todos os grupos envolvidos nas marchas”, afirma a Câmara Municipal de Miranda do Corvo, numa nota enviada hoje à agência Lusa.
“Todas as entidades foram unânimes na decisão de não se realizar este evento em 2020”, sublinha.
A decisão das autarquias foi adotada durante um encontro entre os dois órgãos autárquicos, que se reuniram “na passada semana, por videoconferência”, precisa a Câmara.
As medidas adotadas para combater a pandemia da covid-19 “impedem a preparação do referido desfile, obstruindo as coletividades de ensaiar as performances, assim como executar os adereços necessários”, explica.
Além disso, salienta a mesma nota, “existe a alta probabilidade de não ser ainda possível a realização de eventos de grande dimensão na data prevista”.
A Junta de Freguesia de Miranda do Corvo decidiu, por outro lado, adiar, “para data ainda a definir, a realização do passeio sénior anual”, refere a mesma nota da Câmara.
O passeio sénior decorre, habitualmente, em finais do mês de junho, ocasião na qual “ainda não haverá condições para juntar os seniores da freguesia, pois este é o tempo de os proteger desta pandemia”, sustenta a Junta.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).