O Município da Marinha Grande anunciou hoje que iniciou a realização de testes à covid-19, dando prioridade aos lares, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e bombeiros.
Numa nota de imprensa, a Câmara Municipal da Marinha Grande, no distrito de Leiria, diz que iniciou a realização de 500 testes laboratoriais para covid-19, que estão a ser efetuados prioritariamente aos colaboradores de lares e restantes IPSS do concelho com contacto direto com utentes.
Na lista prioritária estão também os profissionais da Unidade de Cuidados na Comunidade da Marinha Grande, os bombeiros voluntários e os trabalhadores do município, que têm contacto direto com a população.
Segundo a autarquia liderada por Cidália Ferreira, o objetivo destes testes é detetar precocemente casos positivos e isolá-los, restringindo ao máximo a probabilidade de contágio atendendo à vulnerabilidade dos utentes e residentes das instituições.
"Queremos garantir que a Marinha Grande está, dentro do humanamente possível, protegida contra esta pandemia".
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 120 mil mortos e infetou mais de 1,9 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 567 mortos, mais 32 do que na segunda-feira (+6,%), e 17.448 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 514 (+3%).
Dos infetados, 1.227 estão internados, 218 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 347 doentes que já recuperaram.