Mais 778 pessoas infetadas nas últimas 24 horas morreram no Reino Unido, fazendo subir para 12.107 o número de óbitos durante a pandemia da covid-19, anunciou hoje o Ministério da Saúde britânico.
O número total de casos de contágio é agora de 93.873, mais 5.252 do que no dia anterior, acrescentou.
No domingo, tinham sido registadas mais 717 mortes e 4.342 novos casos de pessoas infetadas relativamente ao dia anterior.
Os números das mortes referem-se apenas a pacientes diagnosticados com a covid-19 que morreram no hospital até às 17:00 da véspera e são compilados a partir de dados das direções regionais de Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte.
O número de pessoas infetadas é contabilizado de forma diferente e inclui os diagnósticos feitos até às 09:00 de hoje.
Hoje, o relatório semanal do instituto de Estatísticas britânico (ONS, na sigla em inglês) voltou a indicar que a taxa de mortalidade provocada pelo novo coronavírus deverá ser maior ao registar uma diferença de 15% entre as mortes publicadas pela direção regional de saúde de Inglaterra e aquelas observadas fora dos hospitais.
“Os dados comparáveis mais recentes de mortes envolvendo covid-19 com data de óbito até 03 de abril mostram que houve 6.235 mortes em Inglaterra e no País de Gales. Ao analisar os dados de Inglaterra, são 15% mais elevados que os números do NHS [serviço nacional de saúde britânico], pois incluem todas as menções à covid-19 nas certidões de óbito, incluindo suspeitas de covid-19, bem como mortes na comunidade”, vincou Nick Stripe, chefe de análises sobre Saúde e Factos da Vida.