SAÚDE QUE SE VÊ

Começaram hoje obras de novo serviço de Imuno-hemoterapia do hospital de São João

LUSA
04-11-2019 10:32h

As obras nas futuras instalações do serviço de Imuno-hemoterapia do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, incluindo o Banco de Sangue, começaram hoje e devem estar concluídas até fim de novembro, divulgou o hospital.

Esta empreitada, em relação à qual o CHUSJ recusa adiantar valores, vai permitir a transferência daquele serviço e do Banco de Sangue para “outro local do hospital”, onde entram “em funcionamento no início de dezembro”, libertando espaço necessário para a construção da nova ala pediátrica, explicou à Lusa fonte oficial.

Em comunicado, o CHUSJ destaca que o novo espaço do serviço de Imuno-hemoterapia contempla “melhoria das infraestruturas, equipamentos e estacionamento para receber todos os dadores de sangue, bem como o aumento da capacidade e da qualidade de resposta do serviço”.

De acordo com a hospital, o Banco de Sangue do São João “é o maior banco de sangue hospitalar no país, com cerca de 20.000 doações por ano, permitindo garantir a autonomia da instituição no que se refere aos componentes sanguíneos”.

Quanto às novas instalações, o CHUSJ diz que “os condicionamentos de acesso e as alterações de circulação no perímetro do hospital serão comunicados oportunamente”.

“A transferência das instalações do serviço de Imuno-hemoterapia do CHUSJ está contemplada no plano de construção da ala pediátrica, libertando espaços programados para o desenvolvimento da obra”, acrescenta.

O hospital destaca ainda que aquela empreitada “está a decorrer de acordo com o calendário previamente estabelecido, permitindo que a ala pediátrica esteja concluída até ao final do primeiro semestre de 2021”.

MAIS NOTÍCIAS