A Casa da Arquitectura, em Matosinhos, anunciou hoje que se associou ao Movimento Maker Portugal para oferecer 200 viseiras aos profissionais do Hospital Pedro Hispano e aos lares da terceira idade do concelho, em articulação com a autarquia local.
As viseiras são produzidas por "um conjunto de profissionais na qual se incluem arquitetos e designers, que utilizam a tecnologia impressão 3D muito usada pelos arquitetos na sua prática profissional, designadamente na construção de modelos e maquetes", refere em comunicado.
De acordo com a Casa da Arquitectura – Centro Português de Arquitetura, estas viseiras são individuais, laváveis e reutilizáveis, permitindo aos profissionais fazer a sua manutenção e limpeza para maior durabilidade.
O material foi entregue à Proteção Civil de Matosinhos que, em colaboração com a autarquia, as distribuirá pelas necessidades das instituições sociais do Concelho.
A Casa da Arquitectura pretende assim dar “um contributo à comunidade e a Matosinhos no combate à crise que estamos a viver, associando-se aos profissionais de saúde na linha da frente do combate à covid-19 e na proteção dos idosos que são o grupo de maior risco nesta pandemia”, acrescenta.
A instituição agradece o envolvimento solidário e produção feita por Carlos Sousa Pereira, João Leão, João Miro, Helder Lopes, Carlos Alves, Tiago Pinho, José Lobo, Pedro Gonçalves, Jorge Manuel Silva Tavares, Vítor Madu, Luís Ventura, Pedro Almeida, João Santos e Ricardo José Pereira associados ao Movimento Maker Portugal, com o apoio da 3dfilamentos.net e da detalhar.pt.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 112 mil mortos e infetou mais de 1,8 milhões de pessoas em 193 países e territórios.
Dos casos de infeção, quase 375 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito domingo pela Direção-Geral da Saúde, registam-se 504 mortos, mais 34 do que no sábado (+7,2%), e 16.585 casos de infeção confirmados, o que representa um aumento de 598 (+3,7%).