SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Reduzida celebração dos 75 anos da libertação do campo de concentração de Buchenwald

LUSA
11-04-2020 19:11h

As comemorações do 75.º aniversário da libertação do campo de concentração nazi de Buchenwald, na região de Turíngia, na Alemanha, foram reduzidas por causa da pandemia da covid-19.

De acordo com a agência Associated Press, o diretor do memorial de Buchenwald, Volkhard Knigge, depositou uma rosa branca entre as grinaldas do antigo campo de concentração, perto da cidade de Weimar, 75 anos depois de ter sido libertado pelos militares norte-americanos, em 11 de abril de 1945.

Concentrações de mais de duas pessoas são atualmente proibidas na Alemanha, por causa da pandemia da doença covid-19, mas foi permitida a entrada de pessoas neste espaço para deixarem flores e mensagens.

A esta comemoração juntou-se uma declaração publicada na internet, promovida pelas autoridades alemãs e pelo memorial de Buchenwald, que dá conta de que os direitos humanos, a democracia e a liberdade “devem ser constantemente defendidos”.

A celebração da libertação deste antigo campo de concentração nazi previa a participação de sobreviventes, mas foi alterada devido às preocupações relacionadas com o novo coronavírus, SARS-CoV-2.

Contudo, o governador da Turíngia, Bodo Ramelow, assegurou que as comemorações se iriam manter nos moldes inicialmente previstos assim que terminasse a pandemia.

O campo de concentração de Buchenwald foi construído em 1937. Mais de 56.000 dos 280.000 prisioneiros foram assassinados pelos nazis ou morreram à fome, com doenças ou por causa de experiências científicas.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já provocou mais de 103 mil mortos e infetou mais de 1,7 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Dos casos de infeção, mais de 341 mil são considerados curados.

Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.

O continente europeu, com mais de 870 mil infetados e mais de 71 mil mortos, é o que regista o maior número de casos.

A Alemanha contabiliza 2.544 mortes e 117.658 casos de contágio.

MAIS NOTÍCIAS