SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Dezanove pessoas infetadas em bairro na periferia de Moura

LUSA
10-04-2020 18:37h

Dezanove moradores de um bairro na periferia de Moura, no distrito de Beja, a maioria crianças e jovens, testaram positivo para o novo coronavírus, informou hoje Serviço Municipal de Proteção Civil.

"Dos testes realizados aos moradores no Espadanal, foram detetados 19 resultados positivos para covid-19, dos quais 17 crianças/jovens e dois adultos", lê-se no comunicado divulgado pelo serviço municipal e enviado à agência Lusa.

De acordo com a Proteção Civil Municipal, aguardam-se, nos próximos dias, "os restantes resultados das colheitas realizadas" no bairro.

Fonte do município explicou à agência Lusa que os testes positivos foram registados entre os moradores na zona do Espadanal, no exterior do perímetro urbano de Moura.

Os testes aos moradores foram feitos pelos serviços de saúde depois de um dos membros da comunidade ter testado positivo, indicou a mesma fonte.

Tendo em conta a confirmação dos casos positivos em Moura, num total de 21, o Serviço Municipal de Proteção Civil aconselhou hoje toda a população a utilizar máscara sempre que se deslocar a espaços públicos.

"As máscaras podem ser utilizadas de forma generalizada pela população, devendo ser considerada enquanto medida complementar que não põe em causa as medidas de distanciamento e isolamento social implementadas até ao momento, nem as recomendações de saúde e etiqueta respiratória", avisou o serviço.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 435 mortos, mais 29 do que na véspera (+6,4%), e 15.472 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 1.516 em relação a quinta-feira (+10,9%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 125 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

A pandemia já provocou mais de 96 mil mortos e infetou quase 1,6 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

MAIS NOTÍCIAS