SAÚDE QUE SE VÊ

Papel dos cuidadores informais em debate no Centro Hospitalar Cova da Beira

LUSA
28-10-2019 16:09h

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira (CHUCB) promove no dia 08 de novembro um seminário dedicado ao papel dos cuidadores informais nos cuidados de saúde, com especial enfoque na hospitalização domiciliária, anunciou esta unidade de saúde.

Em nota de imprensa enviada à agência Lusa, o CHUCB, com sede na Covilhã, distrito de Castelo Branco, especifica que o encontro é destinado aos próprios cuidadores informais, bem como a profissionais de saúde, estudantes, colaboradores de entidades públicas e privadas prestadoras de cuidados, instituições de solidariedade social e demais interessados.

"Especialistas na matéria vão apresentar uma análise da realidade vivenciada pelos cuidadores informais da Cova da Beira, focar os direitos e desafios dos cuidadores informais, com base no enquadramento legal do estatuto do cuidador informal em Portugal, e avaliar a pertinência das medidas políticas, que no momento estão a ser equacionadas quer a nível central, quer local, em torno desta matéria", refere a nota de imprensa.

O CHUCB frisa ainda que a ação também "pretende consciencializar profissionais de saúde e comunidade em geral para as necessidades e constrangimentos que se colocam diariamente aos cuidadores informais, aos quais é atribuída uma grande responsabilidade e a realização de tarefas complexas".

Entre esses constrangimentos está, por exemplo, o facto de os cuidadores não terem formação ou qualquer tipo de apoio e orientação, acarretando-lhes uma sobrecarga psicológica, física, social e financeira, prejudicial à saúde e qualidade de vida dos próprios, bem como daqueles de quem cuidam.

Esta formação certificada pelo Serviço de Ensino e Formação do CHUCB conta com a colaboração da Associação Nacional de Cuidadores Informais.

O CHUCB integra os hospitais da Covilhã e do Fundão, no distrito de Castelo Branco.

MAIS NOTÍCIAS