O presidente da Câmara Municipal de São João da Pesqueira disse hoje que quer que o Governo “acione urgentemente” o recurso ao Fundo de Emergência Municipal (FEM) para poder continuar a combater a pandemia da covid-19.
“O presidente da Câmara Municipal de S. João da Pesqueira, Manuel Cordeiro, interpelou hoje o Governo para que seja urgentemente acionado o recurso ao FEM – Fundo de Emergência Municipal para os municípios”, diz a autarquia.
O mesmo documento refere que os municípios “têm contribuído para esse fundo” e “têm suportado avultados investimentos no combate local a esta pandemia, mesmo em matérias que não são das suas competências”.
“O recurso a este mecanismo é fundamental para assegurar o reforço deste combate e ainda para que os municípios tenham condições de, na fase de recuperação, realizar os investimentos públicos estratégicos nos seus concelhos”, defende Manuel Cordeiro.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram quase 89 mil. Dos casos de infeção, mais de 312 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 409 mortes, mais 29 do que na véspera (+7,6%), e 13.956 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 815 em relação a quarta-feira (+6,2%).
Dos infetados, 1.173 estão internados, 241 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 205 doentes que já recuperaram.