SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Doações e câmaras fazem chegar proteção e bens ao distrito de Bragança

LUSA
09-04-2020 16:00h

Empresas e particulares estão a doar milhares de máscaras, viseiras e outro equipamento distribuídos por várias instituições pelas câmaras municipais, que estão também a levar bens essenciais à população do distrito de Bragança.

Desde máscaras e viseiras produzidas por empresas e particulares, a gel desinfetante, ou medicamentos e refeições, os mais vulneráveis e os que estão na linha da frente são os destinatários da onda de solidariedade que percorre o Nordeste Transmontano.

As câmaras municipais são, na maior parte dos casos, os intermediários das doações e também a base de novas respostas para fazer chegar o essencial a quem já vivia isolado e agora enfrenta o confinamento para conter a propagação da doença.

A Câmara de Bragança anunciou que está a distribuir pelas instituições e freguesias do concelho “mais de 10.200 máscaras reutilizáveis e esterilizadas, produzidas por 80 voluntários brigantinos, em suas casas”, nomeadamente alfaiates, costureiras e praticantes de costura, que deram resposta ao desafio lançado pelo município, que disponibilizou o material necessário para a confeção.

Em Carrazeda de Ansiães, o município já forneceu “mais de 2.000 máscaras cirúrgicas, fatos, luvas e outros equipamentos de proteção individual (EPI) pelas instituições do concelho a pensar na segurança.

O município de Alfândega da Fé agradeceu publicamente “o altruísmo e a solidariedade das várias empresas, instituições e particulares”, no dia em que recebeu “três paletes de material de proteção individual para ser distribuído junto das IPSS do concelho e uma palete de frutos secos, que vai chegar aos profissionais de todo o distrito que estão na linha da frente do combate a esta doença e da proteção das pessoas”.

“Outras empresas locais já demonstraram, junto da Câmara Municipal, a sua disponibilidade para contribuir na aquisição de equipamentos de proteção e testes de COVID-19 e sabemos que particulares, instituições e outros grupos estão também a apoiar naquilo que lhes é possível”, destaca o município.

Também a Câmara de Vinhais agradece as iniciativas de ajuda à proteção da população como de 31º viseiras por parte de duas empresas, que foram distribuídas pelas IPSS do concelho, GNR, Santa Casa da Misericórdia, centro de saúde e bombeiros voluntários.

A Câmara de Vinhais fez também chegar às juntas e uniões de freguesia do concelho várias unidades de desinfetante.

O FabLab, laboratório 3D de Vila Flor, está a produzir viseiras de proteção e a distribuídas pelos profissionais de saúde, bombeiros e Santa Casa de Misericórdia.

Em Miranda do Douro, a câmara municipal também já distribuiu por várias instituições material como luvas, máscaras, viseiras e álcool gel.

A Câmara de Mirandela tem a funcionar, desde 16 março, uma central logística para apoiar famílias carenciadas durante a crise pandémica.

A estrutura conta com o apoio de voluntários e de empresas da região para levar comida, medicamentos, produtos de higiene e equipamentos de proteção individual a quem precisa.

A Câmara de Macedo de Cavaleiros reativou o Balcão Móvel de serviços públicos, que tinha parado por causa da pandemia, e adaptou-o para levar medicamento e outros bens essenciais à população do concelho.

Também em Freixo de Espada à Cinta, o município está a fazer chegar aos idosos do concelho bens essenciais, como refeições e medicamentos.

A Câmara de Vimioso também está a garantir medicamento e bens essenciais à população, em articulação com outras instituições do concelho.

Em Torre de Moncorvo, a Câmara e juntas de freguesia ajudam a população a pedir receitas de medicamento para evitar deslocações.

Mogadouro criou uma linha de apoio municipal, com o número 966041137, destinada a pessoas idosas, dependentes ou impossibilitadas de sair de casa e sem suporte familiar dizerem o que precisam e o município vai ao supermercado e à farmácia.

O Instituto Politécnico de Bragança está a produzir gel desinfetante para a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste e a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança (ACISB) lançou uma campanha a pedir donativos para a aquisição de dois ventiladores para o Hospital de Bragança.

“Bragança Solidária” é o nome de uma página na rede social Facebook que junta doações e ações para a população e profissionais na linha da frente nesta fase de combate à covid-19.

O distrito de Bragança regista, segundo os dados oficiais, cerca de 160 casos de infeções e quatro mortes por covid-19.

De acordo com o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, em Portugal foram registadas 409 mortes e confirmados 13.956 casos de infeções. Portugal está em Estado de Emergência até 17 de abril.

MAIS NOTÍCIAS