A Câmara de Idanha-a-Nova promove, até domingo, o ciclo documental "Páscoa na Idanha em Casa", a partir dos canais do município nas redes sociais, foi hoje anunciado.
Em comunicado, este município do distrito de Castelo Branco explica que as celebrações religiosas e as festas tradicionais têm em Idanha-a-Nova características próprias, de freguesia em freguesia.
"Isolados, tanto quanto possível, no cumprimento do dever de cada um no combate à doença que nos bateu [covid-19] , enfrentamos um desafio singular: a experiência de uma Páscoa diferente. Privados da sua expressão pública habitual (...), as comunidades buscam formas alternativas de viver a quadra pascal, respeitando o isolamento exigido pela segurança comum", lê-se na nota.
Neste âmbito, a Câmara de Idanha-a-Nova decidiu, ao longo da Semana Santa, partilhar imagens e registos fílmicos que fazem parte do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no decurso do projeto "Páscoa na Idanha".
"A transmissão será, assim, via canais de ‘Facebook' do município de Idanha-a-Nova, Idanha-a-Nova ‘City of Music' e Centro Cultural Raiano", sublinha.
A autarquia refere que o espaço doméstico e as tecnologias de comunicação tiveram de assumir um novo papel no quadro da partilha e espírito de comunhão.
"Não podemos estar fisicamente próximos? Passamos a está-lo virtualmente. Usamos a distância imposta em nosso favor. Inventamos outras materialidades. Sempre que necessário, a tradição é criativa: o essencial é continuar", sustenta.
Em Portugal, segundo o balanço feito na quarta-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 380 mortes, mais 35 do que na véspera (+10,1%), e 13.141 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 699 em relação a terça-feira (+5,6%).
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,5 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 87 mil.