Mais de 980 pessoas estão atualmente em quarentena obrigatória em instalações preparadas pelo Governo timorense ou em auto confinamento em casa, segundo dados divulgados hoje.
“O total de pessoas em quarentena obrigatória e auto confinamento é de 984, dos quais 820 em Díli e os restantes nos municípios”, explicou, em conferência de imprensa, a diretora-geral da Prestação de Serviços de Saúde, Odete Viegas.
“Desse valor, 890 estão em centros de quarentena e 90 estão em suas casas”, explicou.
Odete Viegas disse que um total de 896 pessoas já concluíram o seu período de quarentena de 14 dias.
Os casos de pessoas com sintomas detetados em quarentena têm estado a ser canalizados para acompanhamento médico e para testes, sendo que até ao momento há apenas um caso confirmado e ativo, detetado a 21 de março, e 48 testes com resultado negativo.
Timor-Leste está em estado de emergência desde 28 de março e com várias medidas restritivas, tendo o Governo aprovado na quarta-feira o fecho de fronteiras e anunciado a atribuição de apoios a estudantes timorenses no estrangeiro.
A pandemia da covid-19 já matou mais de 87 mil pessoas em todo o mundo desde que a doença surgiu em dezembro e mais de 1,5 milhões estão infetados, em 192 países e territórios.