SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Mora contacta com idosos do concelho para prestar apoio

LUSA
08-04-2020 12:11h

A Câmara de Mora (Évora) está a contactar com a população idosa do concelho para identificar possíveis carências de segurança e bem-estar, no sentido de prestar apoio, na sequência da pandemia de covid-19, divulgou hoje o município.

A ação surge no âmbito das medidas implementadas pela câmara municipal na prevenção da propagação do novo coronavírus.

Através de listagens fornecidas pela Guarda Nacional Republicana (GNR), já foram contactados mais de 100 idosos de todas as freguesias do concelho, indicou o município.

Por telefone, segundo a autarquia, são colocadas algumas questões que visam a "identificação de casos de idosos que vivem isolados e/ou sem familiares próximos que os possam auxiliar".

Além disso, os contactos servem para fazer um levantamento das necessidades básicas de produtos e bens de higiene, saúde, alimentos e medicação, entre outras.

Em tempos de pandemia, lembra o município, "os idosos são a faixa etária que de mais atenção carece".

"Seja pela idade, pelo facto de muitos deles sofrerem de problemas de saúde, pelo facto de viverem em isolamento e sem meios para se deslocarem ou pelas condições em que vivem, tornando-os mais vulneráveis a determinadas situações, como é exemplo a que vivemos atualmente", lê-se num comunicado da câmara.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou cerca de 1,4 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 80 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito na terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 345 mortes, mais 34 do que na véspera (+10,9%), e 12.442 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 712 em relação a segunda-feira (+6%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 85 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

MAIS NOTÍCIAS