O Município da Covilhã, distrito de Castelo Branco, entregou às entidades de saúde, bombeiros e forças de segurança do concelho câmaras termográficas que medem a temperatura e que visam ajudar no combate à covid-19, foi hoje anunciado.
"A partir de hoje, o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, o Centro de Saúde da Covilhã, os Bombeiros Voluntários da Covilhã, a GNR e a PSP ficam na posse de um equipamento que permite, com grande precisão e rapidez, medir a temperatura corporal, podendo assim detetar casos de febre, um dos sintomas mais frequentes associados à infeção pela covid-19", refere esta autarquia presidida por Vítor Pereira em comunicado enviado à agência Lusa.
Citado na nota de imprensa, Vítor Pereira sublinha que a "autarquia está a fazer um grande, mas indispensável esforço, no sentido de contribuir para que as instituições e os profissionais que estão na linha da frente neste combate pela saúde pública possam exercer as suas funções cada vez melhor e com cada vez mais meios".
Este município também tem em curso a entrega de equipamentos de proteção individual como máscaras, viseiras e aventais descartáveis às autoridades e instituições de solidariedade social do concelho.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,3 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 73 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito na segunda-feira pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).
Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.