A Câmara do Funchal anunciou hoje que vai alargar o programa “Mercado em casa”, entregando bens essenciais, como fruta e legumes, a pessoas portadoras de deficiência do concelho a partir desta semana.
No comunicado, o município refere que esta iniciativa, pensada inicialmente para “combater o isolamento dos idosos do concelho, assegurando a entrega de bens essenciais como fruta e legumes, com recurso à frota de viaturas municipal”, vai abranger “ainda mais famílias que dela necessitem, promovendo a inclusão das pessoas com deficiência”.
Fonte da autarquia disse à agência Lusa que o programa foi “criado especificamente para responder ao problema da pandemia, para que os idosos não se deslocassem ao mercado, e tem corrido bem, pelo que vai ser alargado” e vigora enquanto durar a pandemia de covid-19.
O presidente da autarquia, Miguel Silva Gouveia, destaca “o entusiasmo e o reconhecimento com que esta iniciativa tem sido recebida pelos idosos do concelho e pelas suas famílias ao longo das últimas duas semanas”, período no qual já foram feitas cerca de 70 entregas.
Citado na nota, o autarca refere que “a mais-valia para a comunidade tem sido bastante evidente”, por isso a Câmara Municipal decidiu “avançar agora para o apoio a outra franja vulnerável da população”, com limitações nas deslocações ao exterior.
Esta medida, sublinha. permite também “continuar apoiar os comerciantes” da Madeira, constituindo uma “forma de escoar as frutas e os legumes frescos regionais, a partir dos espaços que continuam abertos nos mercados.”
Com base neste programa , o município “assegura o transporte gratuito de bens alimentares, nomeadamente frutas e legumes, que são adquiridos aos comerciantes dos mercados municipais”.
As equipas de entrega são compostas “por um funcionário municipal e por um comerciante dos mercados”, devendo o pagamento ser efetuado no ato da entrega, ao comerciante que acompanha o motorista.
Quanto aos preços dos bens adquiridos, “são os mesmos de venda nos mercados municipais e são confirmados a quem fizer a encomenda, antes da entrega”, explica o município.
A este serviço de entregas gratuitas podem recorrer os idosos residentes no concelho do Funchal (a partir dos 65 anos), pessoas portadoras de deficiência ou incapacidade de qualquer idade, e os agregados familiares em que estes cidadãos estejam inseridos.
As encomendas podem ser efetuadas de segunda-feira a sábado (até quinta-feira nesta semana da Páscoa) através do telefone 291 214 083, entre as 09:00 e as 12:00, ou utilizando o email mercadoemcasa@cm-funchal.pt.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 1,2 milhões de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 70 mil.
Dos casos de infeção, mais de 240 mil são considerados curados.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).
De acordo com os últimos dados divulgados pelo Instituto da Administração da Saúde da Madeira (IASAUDE), domingo a região tinha o registo de 47 casos de infetados com a covid-19.