SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Ansião disponibiliza duas centenas de camas para acolhimento temporário

LUSA
06-04-2020 17:33h

Cerca de duas centenas de camas foram disponibilizadas em espaços municipais do concelho de Ansião, no distrito de Leiria, para servirem o apoio operacional no combate à pandemia da covid-19, informou hoje o município.

O Instituto Vasco da Gama, a Casa da Amizade, o Pavilhão Desportivo de Ansião e as antigas escolas primárias da Torre de Vale de Todos e do Marquinho foram equipadas e higienizadas de modo a responderem a uma eventual situação de emergência no concelho, informou hoje a Câmara Municipal de Ansião.

Aquelas unidades de apoio operacional e logístico podem permitir o acolhimento temporário, tanto de quem tenha de permanecer em isolamento como, por exemplo, de utentes de lares de idosos que necessitem de alternativa ao alojamento nessas instituições.

Esta oferta de camas, da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil de Ansião, é consequência do plano de contingência municipal para combate à covid-19.

De acordo com a autarquia, a disponibilidade daqueles espaços municipais pretende criar uma “pronta e eficaz resposta às necessidades da população, particularmente aos idosos, mais vulneráveis à infeção pelo novo coronavírus”.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 311 mortes, mais 16 do que na véspera (+5,4%), e 11.730 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 452 em relação a domingo (+4%).

Dos infetados, 1.099 estão internados, 270 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 140 doentes que já recuperaram.

MAIS NOTÍCIAS