A Rússia enviou nos últimos dias para a Sérvia 11 toneladas de equipamento médico e especialistas, para ajudar o país a combater o novo coronavírus, anunciou hoje o Ministério da Defesa sérvio.
O último dos vários aviões que levaram a ajuda para o país balcânico aterrou hoje de manhã num aeroporto militar perto de Belgrado, com especialistas em desinfeção e respetivos equipamentos a bordo.
O ministro da Defesa sérvio, Aleksandar Vulin, agradeceu a ajuda russa, afirmando que ela mostra que a Sérvia “não está sozinha” e que “a Federação Russa e o povo russo vão estar” com a Sérvia “sempre que for preciso”.
Na quinta-feira, a imprensa sérvia noticiou que o Presidente, Aleksandar Vucic, falou por telefone com os homólogos da Rússia, Vladimir Putin, e de França, Emmanuel Macron, sobre ajuda e cooperação na luta contra o novo coronavírus.
Dados oficiais sérvios de sexta-feira indicavam que o país registou até agora 1.476 casos e 39 mortes, com 748 pessoas hospitalizadas, 81 das quais em unidades de cuidados intensivos.
O novo coronavírus, que provoca a covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, mais de 57 mil das quais morreram.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo.
O continente europeu, com cerca de 587 mil infetados e quase 42 mil mortos, é aquele onde se regista o maior número de casos.