SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Santarém entrega 300 'kits' "Escola Remota" a alunos do escalão A

LUSA
03-04-2020 21:01h

A Câmara de Santarém adquiriu 300 pacotes “Escola Remota” para os alunos do 1.º ciclo com escalão A dos quatro agrupamentos de escolas do concelho, para permitir o início do terceiro período letivo em “plena igualdade de oportunidades de aprendizagem”.

Em comunicado, o município afirma que a medida “Escola Remota Pack”, no âmbito do plano de contingência da covid-19, contempla um portátil tátil (PC/tablet) e um router 4G com 30GB/mês de internet para tês meses, tendo a quantidade sido calculada com base no número de alunos com escalão A da Ação Social Escolar no concelho.

A aquisição do equipamento contempla ainda o acesso gratuito a uma plataforma de aprendizagem, com conteúdos curriculares e atividades extracurriculares, aos mais de 2.000 alunos do 1.º ciclo do concelho, acrescenta a nota.

“O município de Santarém garante assim que as escolas de todo o concelho possam manter o contacto com os alunos, num ambiente tecnológico e facilitador da aprendizagem, através do desenvolvimento de práticas de ensino à distância, sob o lema ‘Perto ou longe, a Educação é um direito!’”, afirma.

A Câmara de Santarém, presidida por Ricardo Gonçalves, já disponibiliza a todos os alunos, encarregados de educação e docentes do 1.º ciclo o acesso gratuito ‘online’ à aplicação “Escola Virtual” – Plataforma de Estudo.

Ainda no âmbito das medidas decorrentes do plano de contingência da covid-19, o município anunciou hoje que vai montar no sábado a tenda de campanha que adquiriu para apoio ao Hospital Distrital de Santarém (HDS).

Além desta tenda, o município equipou já, com o apoio da Proteção Civil e do Exército, um hospital de retaguarda, com 100 camas, na Escola Básica 2,3 Alexandre Herculano, para onde o HDS pode transferir doentes de cuidados continuados, de forma a libertar camas para eventuais casos da covid-19.

No comunicado diário emitido pelo município, este afirma que o concelho de Santarém tem 35 casos confirmados de infeção por covid-19 e 88 em vigilância, estando a aferir junto de três empresas do norte do concelho se ativaram os planos de contingência devido ao aparecimento de um caso na zona.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

MAIS NOTÍCIAS