SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Hospital de S. João lança ferramenta que ajuda na gestão dos dias em isolamento

Canal S+ DFM
03-04-2020 20:02h

O Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) lançou uma ferramenta para ajudar as pessoas a gerir o seu dia a dia e dos seus filhos. Está pensada para quem vive em situação de internamento, isolado em casa e até para quem habita com um familiar ou amigo infetado. Em #ficaOcupadosaojoao pode fazer quase tudo, como visitas virtuais a museus, gestão doméstica e até espiritualidade.

Criada e sustentada por terapeutas ocupacionais, esta plataforma pretende fortalecer o bem-estar físico e mental de quem a utiliza, bem como ajudar na organização dos dias, numa altura em que os portugueses são aconselhados a ficar em casa, num esforço sem precedentes, por colocar um ponto final à pandemia por covid-19.

Para Sara de Sousa, Coordenadora do Gabinete de Terapia Ocupacional da Psiquiatria do CHUSJ e co-criadora do projeto “os portugueses não estão habituados a estar em casa tanto tempo, sem poder sair, isolados…” e como tal esta ferramenta, criada em parceria com a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto (ESS-IPP), pretende, através de uma página na internet, fazer com que as pessoas possam aceder a conteúdos, selecionados por profissionais, que as vão ajudar no dia a dia em isolamento.

E para quem esta pensada esta plataforma? Para todos, até as crianças. O site disponibiliza recursos informativos, por exemplo, a todos os utentes internados no hospital com ou sem covid-19, bem como a outras pessoas em situação de hospitalização domiciliária ou isolamento profilático em casa.

Relativamente aos conteúdos por esta plataforma veiculados, eles são vários. Há informação sobre o vírus, desfazendo mitos e preservando o conhecimento científico à data, tendo em atenção os diferentes públicos e assim adaptando a informação a crianças, adultos e idosos.

E apesar do confinamento, em #ficaOcupadosaojoao é, por exemplo, possível fazer uma visita virtual a um museu, assistir a um concerto em direto ou ouvir uma estação de rádio do outro lado do mundo. Toda uma panóplia de possibilidades como explica, em entrevista ao S+, a professora Maria João Trigueiro, docente da ESS-IPP.

Se tiver dificuldade em articular as várias dicas propostas pela equipa de terapeutas ocupacionais pode sempre utilizar uma ferramenta que ajuda a planear o dia, passo por passo, e que poderá ser ideal para os mais novos.

O conjunto de recursos, informações, dicas e links serão atualizados ao longo do tempo. O projeto, que pode ser consultado aqui, reúne cerca de 20 terapeutas ocupacionais do Serviço de Psiquiatria do Hospital de São João e da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico do Porto, além de 50 alunos finalistas da Licenciatura de Terapia Ocupacional.

MAIS NOTÍCIAS