SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Portel constitui fundo de emergência municipal de 250 mil euros

LUSA
03-04-2020 15:09h

A Câmara de Portel, no distrito de Évora, constituiu um fundo de emergência municipal, no valor de 250 mil euros, para apoiar famílias e instituições sociais do concelho afetadas pelo surto da covid-19, foi hoje divulgado.

Segundo o município, o fundo integra "um conjunto de medidas" que visam "mitigar este surto e auxiliar as famílias, empresas, instituições sociais e o movimento associativo a lidar com a atual conjuntura".

A autarquia adiantou que vai atribuir um apoio suplementar às instituições particulares de solidariedade social e à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Portel para a aquisição a equipamentos de proteção individual (EPI).

Por outro lado, está prevista a aquisição de EPI para constituir um 'stock', que, para além de responder às necessidades dos serviços municipais, funcione como reforço de retaguarda às instituições sociais, de saúde e de segurança e de socorro do concelho.

De acordo com a autarquia, também existe disponibilidade para comparticipar na realização de testes aos funcionários e utentes dos lares e centros e dia e para criar espaços para a realização dos rastreios.

Entre outras medidas, a Câmara de Portel referiu estar preparada para o fornecimento de refeições a pessoas ou famílias em situação de maior vulnerabilidade e vai manter a bolsa mensal aos jovens que se encontravam no Programa Municipal de Ocupação Temporária de Jovens e o pagamento mensal das bolsas de estudo atribuídas a todos os alunos do concelho que frequentam o ensino superior.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

No Alentejo, há 62 casos de infeção confirmados e hoje a DGS divulgou a primeira morte.

MAIS NOTÍCIAS