SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Presidente dos Autarcas Social-Democratas pede contributos para exigir ao Governo “respostas coordenadas”

LUSA
03-04-2020 14:42h

O presidente dos Autarcas Social-Democratas, Hélder Sousa e Silva, apelou hoje à unidade e contributos dos responsáveis pelo poder local para exigirem ao Governo "respostas coordenadas e estruturais" aos problemas colocados pela pandemia de covid-19.

Num vídeo divulgado na página do PSD, o também presidente da Câmara de Mafra começa por agradecer aos autarcas estarem a ser "a imprescindível primeira resposta" no apoio às populações.

"Formulo um apelo forte à unidade: assim como não existem fronteiras geográficas que travem o vírus, também não devem existir barreiras ao trabalho colaborativo na implementação de medidas transversais", defendeu.

Hélder Sousa e Silva pede, por isso, aos eleitos locais do PSD que façam chegar ao partido os seus contributos sobre a forma de responder a esta crise sanitária, económica e social.

"Temos de falar a uma só voz para exigir do Governo soluções coordenadas e estruturais que considerem o conhecimento dos representantes locais. Somos sempre todos por todos, esta é a verdadeira força do poder local", considerou.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram perto de 54 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 246 mortes, mais 37 do que na véspera (+17,7%), e 9.886 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 852 em relação a quinta-feira (+9,4%).

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, mantém-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até ao final do dia 17 de abril, depois do prolongamento aprovado na quinta-feira na Assembleia da República.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar, que tem como presidente da Câmara o vice-presidente do PSD Salvador Malheiro.

MAIS NOTÍCIAS