SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Açores cancelam eventos relacionados com a agricultura

LUSA
03-04-2020 13:52h

O Governo dos Açores decidiu cancelar todos os eventos de âmbito agrícola no arquipélago, entre os quais a realização da Feira Agrícola dos Açores, prevista para junho, devido à pandemia da covid-19, anunciou hoje o executivo.

Numa nota enviada às redações, o Governo Regional adianta que esta decisão, tomada quinta-feira "em articulação" entre o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, e o presidente da Federação Agrícola dos Açores, Jorge Rita, "abrange eventos que seriam promovidos pelo Governo dos Açores com a colaboração das organizações de produtores e os que seriam da responsabilidade das organizações de produtores com apoio do Governo dos Açores".

Em causa estão eventos como a Feira Agrícola dos Açores, agendada para decorrer em São Miguel entre 12 e 14 de junho, mas também feiras agrícolas realizadas nas diferentes ilhas, bem como as comemorações do Dia Nacional da Agricultura, organizadas pela Associação Agrícola de São Miguel.

“Face à situação que estamos a viver de pandemia da covid-19, foi entendido que não estavam reunidas condições para levar a cabo este ano eventos de natureza agrícola, que, naturalmente, motivam sempre a aglomeração de um grande número de pessoas, o que está totalmente desaconselhado pela Autoridade de Saúde Regional”, sublinha o secretário regional da Agricultura e Florestas, João Ponte, citado numa nota.

Até à data, foram detetados na região 66 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 31 em São Miguel, 11 na ilha Terceira, três na Graciosa, sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.

Na quinta-feira, o Governo dos Açores decidiu fixar cercas sanitárias nos seis concelhos da ilha de São Miguel, para fazer face à pandemia de covid-19 na região, medida que vai vigorar até 17 de abril.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Portugal regista hoje 246 mortes associadas à covid-19, mais 37 o que na quinta-feira, e 9.886 infetados (mais 852), segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

MAIS NOTÍCIAS