O Porto Palácio Hotel vai disponibilizar cerca de 70 quartos para alojar profissionais de saúde que estão de serviço no combate à covid-19 nas unidades hospitalares do Porto, avançou hoje a Sonae Capital.
"Uma vez que o hotel está encerrado para efeitos comerciais, não podemos deixar de nos associar à Câmara Municipal do Porto e de contribuir com condições de conforto e de segurança para quem está na linha da frente da batalha contra a COVID-19", afirmou Pedro Serra, Diretor Geral de Operações para a Hotelaria da Sonae Capital, em declarações à Lusa.
Aquele responsável assegura que a estrutura, que tem 251 quartos, tem capacidade de resposta "e vontade de ajudar".
"Os profissionais de saúde devem ser a nossa prioridade neste momento, de forma a garantir todas as condições para controlar a pandemia o mais depressa possível" disse, deixando um agradecimento aos colaboradores que vão tornar esta ação possível.
Para além do alojamento e dos procedimentos de limpeza e higiene, o Porto Palácio Hotel assegura os serviços essenciais de apoio aos profissionais de saúde, disponibilizando o pequeno-almoço em lunch box, serviço de café na zona da receção e estacionamento.
Segundo os dados divulgados pelo município, a 20 de março, o número de quartos disponíveis no Porto para profissionais de saúde ultrapassava já os 300.
"Em apenas quatro dias, o número de quartos disponibilizados pelos empresários do setor do turismo subiu mais de uma centena de unidades. De cerca de 180, ultrapassa agora os 300 quartos disponíveis, evidenciando o elevado sentido cívico destes empresários e proprietários neste momento de emergência", assinalava a autarquia, numa nota publicada na sua página oficial.
A coordenação, explicava a mesma nota, é feita pela câmara que, numa base diária, articula a disponibilidade de quartos com os hoteleiros da cidade e envia a lista atualizada às administrações hospitalares e à Ordem dos Médicos.
À data, o município salientava ainda que cabe a cada profissional de saúde que necessite de alojamento solicitar ao seu hospital o acesso à listagem para que, deste modo, possa contactar os estabelecimentos hoteleiros ou alojamento locais e aferir a existência de vaga.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação a terça-feira (+9,5%).
Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março, tendo a Assembleia da República aprovado hoje o seu prolongamento até ao final do dia 17 de abril.
Além disso, o Governo declarou no dia 17 de março o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.