SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Câmara de Santo Tirso cria cinco centros de acolhimento com 300 camas

02-04-2020 14:39h

Cinco pavilhões, com capacidade para 300 camas, no total, estão prontos em Santo Tirso para acolher utentes, prestadores de cuidados e pessoal de apoio das instituições de solidariedade social municipais e distritais em caso de emergência, foi hoje anunciado.

O Pavilhão Municipal de Santo Tirso e os das escolas de Agrela, no Vale do Leça, D. Afonso Henriques, na Vila das Aves, S. Martinho do Campo, na zona nascente, e do Instituto Nun'Alvres, em Além-Rio, agora denominados Centros de Acolhimento Municipal, ficam afetos ao esforço contra a pandemia da covid-19, neles tendo sido instaladas 300 camas, explica em comunicado a autarquia do distrito do Porto.

Paralelamente, a câmara "tem já disponível um grupo de voluntários, escolhidos no âmbito da Bolsa de Voluntariado lançada conjuntamente com o município e as 14 juntas de freguesia, para prestar apoio social a quem venha a necessitar de alojamento temporário nos cinco Centros de Acolhimento Municipal, em matéria de alimentação, cuidados de higiene e apoio psicológico", acrescenta a nota de imprensa.

Citado pelo comunicado, o presidente da câmara, Alberto Costa, referiu que a preocupação do município tem sido a de "estar sempre um passo à frente na evolução da pandemia".

"Como é do conhecimento público, a covid-19 tem um especial impacto em pessoas com mais de 65 anos, com patologias associadas, pelo que importa salvaguardar o papel das instituições de solidariedade social, nomeadamente com as valências de lar e Unidades de Cuidados Continuados. Queremos, por isso, ter pronta uma resposta adequada a qualquer tipo de emergência que, num futuro a curto ou a médio prazo, possa surgir na comunidade relacionada com pessoas e instituições em maior vulnerabilidade", disse.

E prosseguiu: "Este não é o momento de cada um olhar para o seu quintal e construir muros, mas antes a hora de todos cuidarmos de todos", informando ter a câmara "em marcha outras medidas de combate à pandemia que, no momento certo, serão anunciadas e disponibilizadas às autoridades de saúde e à população em geral".

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

Dos infetados, 1.042 estão internados, 240 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 68 doentes que já recuperaram.

Ainda segundo o mesmo balanço, o concelho de Santo Tirso apresenta hoje 54 casos confirmados da covid-19, mais seis do que os contabilizados na véspera.

MAIS NOTÍCIAS