SAÚDE QUE SE VÊ

Covid-19: Avis cria dois espaços de isolamento para apoio à população

02-04-2020 14:21h

A Câmara de Avis (Portalegre) está a preparar dois espaços de isolamento para apoio à população do concelho, em colaboração com várias entidades, no âmbito da prevenção da pandemia de covid-19, indicou hoje o município.

Segundo a autarquia, o pavilhão gimnodesportivo municipal está equipado para receber munícipes em isolamento profilático que possam estar infetados ou que, durante algumas horas, precisem de aguardar pelo resultado do teste prescrito pelo médico.

O outro espaço, designado Centro de Isolamento de Emergência Municipal, fica em Benavila, no edifício da Escola Profissional Abreu Callado e está a ser preparado para receber munícipes de estruturas residenciais para idosos (ERPI), que necessitem de estar em isolamento profilático por estarem infetados pelo novo coronavírus.

No mesmo local, de acordo com o município, está também a ser instalado um espaço para utentes das ERPI que, durante algumas horas, precisem de aguardar pelo resultado do teste.

"Trata-se de mais uma medida de prevenção ao contágio e combate à proliferação da pandemia da covid-19 e insere-se num esforço feito pelo município no sentido de evitar a propagação do vírus", refere a câmara municipal.

A autarquia justifica que tomou a medida "tendo em conta o evoluir da pandemia da covid-19" e dando seguimento ao disposto no Plano de Contingência Municipal.

A iniciativa da Câmara de Avis conta com a colaboração de autoridades de saúde, proteção civil, bombeiros, instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e da Segurança Social e com o apoio do Centro Comunitário de Aldeia Velha e da Fundação Abreu Callado.

O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 940 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 47 mil.

Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde (DGS), registaram-se 209 mortes, mais 22 do que na quarta-feira (+11,8%), e 9.034 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 783 em relação à véspera (+9,5%).

No Alentejo, segundo a DGS, há 59 casos de infeção confirmados e ainda não se registou qualquer morte por covid-19.

MAIS NOTÍCIAS