O Instituto de Administração da Saúde (IASAÚDE) da Madeira elevou hoje para 43 o número de infeções por covid-19 no arquipélago, mais um do que na terça-feira.
A vice-presidente do IASAÚDE, Bruna Gouveia, esclareceu que se trata de um caso importado, tratando-se de uma pessoa regressada do Reino Unido que se encontrava em quarentena.
"Temos hoje 43 casos. Hoje um novo caso de um doente na faixa etária dos 60 a 69 anos, com residência no concelho da Ponta do Sol, trata-se de um caso importado de um doente que regressou do Reino Unido há menos de 14 dias e que estava a cumprir quarentena desde a chegada à região", especificou.
Bruna Gouveia adiantou que na unidade covid-19 do Hospital Dr. Nélio Mendonça encontram-se duas pessoas com necessidades hospitalares, "mas não de cuidados intensivos".
"Além do doente que já se encontrava internado, que mantém uma boa evolução, acresce o internamento de um doente já diagnosticado anteriormente que se encontrava em isolamento no seu domicílio e que apresentou um agravamento do seu estado de saúde", referiu.
Segundo a vice-presidente do IASAÚDE, os restantes doentes continuam com sintomas ligeiros e estão em isolamento social no domicílio ou no alojamento dedicado - Hotel Praia Dourada, no Porto Santo; Quinta do Lorde, em Machico, e Vila Galé, em Santa Cruz.
A Madeira já registou 240 casos suspeitos, 197 dos quais revelaram-se negativos.
Em vigilância ativa estão 724 pessoas, cinco das quais profissionais de saúde, e 1.698 pessoas em vigilância passiva.
Em quarentena obrigatória estão 238 pessoas distribuídas pelos hotéis indicados pelo Serviço Regional de Saúde.
A Linha SRS24 registou hoje, até às 15:00, 108 chamadas, apresentando um valor cumulativo de 4.899 chamadas desde a sua criação, sendo que 148 destas foram encaminhadas para avaliação pelas autoridades de saúde.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).