Uma funcionária do Lar de Nossa Senhora da Conceição, em Turquel, concelho de Alcobaça, testou hoje positivo ao novo coronavírus, aumentando para dois os casos confirmados na instituição, depois de uma idosa de 86 anos ter sido internada.
A funcionária, que se encontra “em casa a fazer tratamento”, foi hoje o único caso confirmado no lar, onde “outras quatro trabalhadoras tiveram testes negativos” e outras nove “aguardam resultados”, disse à agência Lusa Luís Santos, sócio-gerente do Lar de Nossa Senhora da Conceição.
O lar, que tem a residir, em permanência, 36 utentes, viu confirmado o primeiro caso de infeção de covid-19 na segunda-feira à noite, uma idosa de 86 anos que está internada no Hospital de Santo André, em Leiria.
Além dos testes já efetuados às funcionárias, o lar começará na quinta-feira a fazer testes aos idosos, “com recurso a um enfermeiro do setor privado que irá às instalações fazer as recolhas” que serão posteriormente enviadas para um laboratório.
“No total faltam apenas ser atribuídas sete credenciais para testar a totalidade dos idosos”, acrescentou Luís Santos, que aguarda os resultados para articular com as autoridades de saúde as próximas medidas a implementar.
De acordo com o último boletim epidemiológico da região Oeste, divulgado pela OesteCim, até às 19:00 de terça-feira havia no concelho de Alcobaça cinco casos confirmados.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou perto de 866 mil pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 43 mil. Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, mais 27 do que na véspera (+16,9%), e 8.251 casos de infeções confirmadas, o que representa um aumento de 808 em relação a terça-feira (+10,9%).
Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.