O Governo dos Açores anunciou hoje estar a organizar uma bolsa de alojamentos e empreendimentos turísticos para apoio a profissionais de saúde e da proteção civil, no âmbito da pandemia de covid-19.
Estes alojamentos são destinados a profissionais "que entendam ser preferível durante esta fase manterem-se afastados das suas famílias" devido a possíveis infeções do novo coronavírus, é referido em nota de imprensa.
A Direção Regional do Turismo diz ter já registo de cerca de duas dezenas de alojamentos e empreendimentos que se disponibilizaram para ceder, de forma gratuita, as suas instalações para profissionais de saúde e da proteção civil, com destaque para espaços tradicionalmente em alojamento local.
Esta direção encontra-se a reunir toda a informação, criando assim uma bolsa de disponibilidades que coloca ao serviço da Saúde, que, por sua vez, fará a gestão das necessidades, é referido ainda.
Hoje também, o líder do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, anunciou precisamente a necessidade de ser criada uma reserva de unidade de hoteleiras para servir de alojamento aos profissionais de saúde da região para diminuir a possibilidade de contágio pela covid-19.
"O Governo Regional reservou - e bem - hotéis para o confinamento obrigatório de todos os passageiros que chegam aos Açores. O PSD propõe que uma medida idêntica seja tomada para alojar os profissionais de saúde dos nossos hospitais que assim o pretendam", afirmou Bolieiro, citado em nota de imprensa.
Para o presidente do PSD na região, "assegurar alojamento de emergência" para os profissionais de saúde é uma forma de "salvaguardar as famílias" e evitar o "risco de contágio".
O líder social-democrata destacou ainda a "necessidade" de fornecer material de proteção individual aos profissionais de saúde e bombeiros e de promover uma "campanha de limpeza em larga escala" a todos os equipamentos sociais do arquipélago.
O executivo açoriano anunciou hoje também o montar de um centro de acolhimento suplementar no Centro de Saúde da Ribeira Grande, na ilha de São Miguel, "um espaço secundário de apoio em caso de necessidade", no âmbito da atual pandemia.
"Este espaço, que fica imediatamente disponível, tem capacidade para acolher doentes internados em unidade hospitalar e/ou outras situações que se venham a justificar, de modo a aumentar o número de quartos e camas disponíveis em unidades hospitalares e reforçar a rede de respostas formais, no âmbito daquela pandemia covid-19", refere o Governo Regional.
A unidade resultou da reabilitação de uma ala do Centro de Saúde da Ribeira Grande que se encontrava inativa, com uma área de intervenção de 261 m2, que permitiu disponibilizar 22 novas camas, com possibilidade de alargamento para 29.
Até hoje, foram detetados nos Açores 57 casos positivos para infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, que causa a doença covid-19, sendo 25 em São Miguel, nove na ilha Terceira, dois na Graciosa, sete em São Jorge, nove no Pico e cinco no Faial.