SAÚDE QUE SE VÊ

Clima: Organizações de saúde americanas pedem ação para resolver emergência

LUSA
24-06-2019 12:21h

Dezenas de organizações de médicos e de saúde norte-americanas apontaram hoje a "emergência de saúde" provocada pelas alterações climáticas, pedindo aos políticos e potenciais candidatos presidenciais medidas urgentes para as combater.

"A saúde, segurança e bem-estar de milhões de pessoas nos Estados Unidos já foi afetada por alterações climáticas provocadas pela atividade humana e há graves riscos no futuro se não houver medidas urgentes no combate às alterações climáticas", afirmam as 74 organizações na sua agenda, hoje divulgada pela Associated Press.

Apelam aos eleitos e aos candidatos presidenciais para "cumprirem e reforçarem os compromissos dos Estados Unidos" no âmbito do acordo de Paris para redução do aquecimento global, de que o Presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou retirar os Estados Unidos.

Pedem ainda que haja uma forma de cobrar pelo uso de carvão, sem referirem taxas sobre as emissões, e "um plano e um calendário para a redução da exploração de combustíveis nos Estados Unidos".

O documento surge quando no Partido Democrata, que disputará a presidência ao republicano Donald Trump, se discute qual dos putativos candidatos tem a agenda mais marcada pelo combate às alterações climáticas.

MAIS NOTÍCIAS