A secretária regional da Saúde e da Segurança Social dos Açores revelou hoje que foi detetada uma “fraude” no serviço de deslocação de doentes no Hospital de Ponta Delgada, nos Açores, que lesou a região em 140 mil euros.
Os países africanos de língua portuguesa apostam na integração dos serviços para responder aos desafios na área da saúde, como o aumento das doenças crónicas, mas deparam-se com dificuldades ao nível informático e digital, fundamentais para esta resposta.
O número de cirurgias, consultas e exames aumentaram no Hospital do Divino Espírito Santo (HDES), em Ponta Delgada, desde a abertura do hospital modular, informou hoje a secretária regional da Saúde e da Segurança Social, Mónica Seidi.
Pelo menos seis pessoas morreram desde o início de maio devido ao surto de cólera que afeta o distrito de Changara, província de Tete, centro de Moçambique, entre 58 infetados, segundo as autoridades de saúde locais.
A Associação Portuguesa pelos Direitos da Mulher na Gravidez e Parto (APDMGP) denunciou hoje a crescente dificuldade das grávidas em agendar consultas nos cuidados de saúde primários, resultando na falta de exames essenciais durante o primeiro e segundo trimestres.
Só uma abordagem que envolva toda a sociedade permitirá fazer face aos desafios que as crianças enfrentam na era digital e protegê-las, sustenta um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) divulgado hoje.
As nove ordens profissionais ligadas à saúde alertaram hoje para a criação programas de sensibilização e de equipas multidisciplinares dedicadas ao envelhecimento saudável, que consideram ser “um dos principais desafios das sociedades modernas”.
Cientistas descobriram que o cérebro utiliza um mecanismo duplo para aprender por tentativa e erro, o que explica como os hábitos são formados e pode ajudar a estabelecer bases para estratégias de tratamento de condições como vícios ou compulsões.
O líder parlamentar do PSD atacou hoje o Chega, dizendo que escondeu os seus candidatos a deputados e que André Ventura aceitou tratamento “VIP” no hospital, quando antes, também por problemas de saúde, criticara o primeiro-ministro.
As autoridades de saúde moçambicanas pretendem vacinar contra a cólera, em cinco dias, 1,7 milhões de pessoas de quatro distritos de Nampula, numa campanha de vacinação oral que arranca sábado, foi hoje anunciado.
A Unidade Local de Saúde (ULS) do Algarve vai investir 25 milhões de euros para reforçar a resposta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) na prevenção, diagnóstico, tratamento e cuidados oncológicos, foi hoje anunciado.
Os Médicos Sem Fronteiras (MSF) acusaram hoje Israel de estar a criar condições para "uma catástrofe humanitária deliberada" na Faixa de Gaza e de tentar associar a ajuda neste território palestiniano à deslocação forçada dos habitantes.
A diretora clínica e presidente do Conselho de Administração do Hospital de Ponta Delgada (HDES) admitiu hoje que o investimento no hospital modular, após o incêndio de 2024, foi uma escolha clínica, mas garantiu que não decidiu sozinha.
O Governo de Espanha doou 67 mil doses de vacinas contra a monkeypox (mpox) a Angola para conter e mitigar o risco de propagação da doença, anunciou hoje a Embaixada de Espanha em Luanda.
O Serviço Nacional de Saúde continua a ser o “pilar estruturante” do sistema de saúde em Portugal, apesar da crescente utilização do privado e da sua relevância como opção para os cidadãos, conclui um estudo hoje divulgado.
O secretário-geral do PCP afirmou hoje que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) cumpriu “mais uma vez” o seu papel, ao dar resposta ao líder do Chega, André Ventura, que se sentiu mal na noite de terça-feira.
A Plataforma espanhola Maldita alertou que ferramentas como o ChatGPT podem fazer diagnósticos errados e não substituem os médicos, quando circulam em sites e redes sociais depoimentos de pessoas que pediram diagnósticos a estes modelos de inteligência artificial.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve um homem de 41 anos suspeito do crime de violência doméstica sobre a mulher e os filhos, no concelho de Leiria, ao qual foi determinada prisão preventiva.
O presidente do Chega entrou no Hospital de Faro com uma "alteração da tensão arterial", mas está já sem sintomas e deverá ter alta ainda esta amanhã, "apenas com recomendação de repouso e vigilância".
O líder do Chega, André Ventura, "passou bem" a noite, depois de se ter sentido mal na terça-feira à noite, enquanto discursava num jantar-comício em Tavira, e espera ter alta do Hospital de Faro "nas próximas horas".
O Infarmed proibiu a exportação este mês de 69 medicamentos, entre os quais fármacos usados no tratamento de cancro de pele, diabetes, parkinson, alzheimer e gota, segundo a informação do regulador.
Cientistas observaram chimpanzés no Uganda a tratar as suas feridas e as de outros membros do grupo, admitindo que os cuidados de saúde entre estes primatas possam ser mais generalizados do que se pensava, indica um estudo divulgado hoje.
O líder do Chega, André Ventura, vai passar esta noite no Hospital de Faro em observação, para onde foi transportado depois de se ter sentido mal durante um comício de campanha em Tavira, indicou fonte do partido à Lusa.
O médico do INEM que assistiu André Ventura durante a viagem de ambulância entre Tavira e o Hospital de Faro disse aos jornalistas que "está tudo bem" com o presidente do Chega.